sexta-feira, 17 de abril de 2009

Conar neles...


Como já dizia Mr. Obama! “Yes, we can”, e ele disse isso para as minorias, como: negros, gays, latinos, pobres, todos aqueles que fogem dos padrões de uma sociedade ariana (sonhos de Hitler).
E ai, quando um segmento dessa sociedade se junta de forma organizada, para dizer um basta ao preconceito latente sobre essa, a coisa funciona. Principalmente num mundo capitalista, onde mexer no bolso é sinônimo de poder.
Mas dessa vez, a resposta veio de outra forma, vocês lembram, quando comentei aqui nesse blog, sobre o comercial dos salgadinhos Doritos?
É aquele comercial homofóbico “DORITOS YMCA”, então, depois de denúncias através de blogs e sites ligados a comunidade “LGBT”, os gays entupiram a caixa de email do Conar, reivindicando a retirada do comercial do ar.
Bom, a própria Pepsico percebeu a burrada e deixou de veicular o tal comercial, logo após os boatos surgirem.
Mas, o mais importante disso tudo veio agora, o Conar (órgão que regulamenta a publicidade nesse país), informou que as queixas enviadas pelos gays e ou qualquer outra pessoa que sentiu, haver nele um preconceito embutido, foi levada a julgamento pelo Conselho de Ética do CONAR, tendo sido deliberado por maioria de votos, em 1ª instância, a sustação da veiculação do anúncio.
Deu para entender? A Pepsico e a Almap/BBDO (a agência criativa do comercial) tiveram que engolir que não se pode brincar com a religião, raça e ou orientação sexual de ninguém. E se eu bem conheço a Associação da parada (SP), isso ainda vai render uns dividendos, como no passado com a Wolskvagem, num outro comercial apelativo da publicidade brasileira.
Uma outra coisa que precisa ser dita e levada em conta, é o poder que os blogs estão tendo no momento, pois foi através deles que a comunidade gay, se organizou pelo país todo. Um poder em nossas mãos não, acham?
É meu bem, “Nós podemos”!!!

1 Comment:

Pedro Maciel said...

Esse lance de denegrir uma etnia, um grupo, é inadimissivel em país capitalista, onde na visa-se Lucros, pela venda de produtos e serviços. Pensar que uma Agência de grande porte como a Almap/BBDO, e dona de grandes contas, é capaz de veicular uma propaganda sem nexo, sem contexto e sem apelo ao target, e além de tudo brincar com a homosexualidade,isso nos mostra como a falta de criatividade é capaz de repercurtir de uma forma preconceituosa. Fico feliz por sem saber que uma comunidade bem organizada é capaz alavancar opiniões e brigar pelos seus direitos. E nunca se esqueçam, O CONAR existe para isso.