terça-feira, 19 de maio de 2009

Festa de Nossa Senhora de Fátima, bairro da Cruz - Lorena


Uma das passagens bíblicas que mais me chama a atenção é do livro de Matheus cap. 21, onde narra que Jesus entrou no templo em Jerusalém, e expulsou todos os que vendiam e compravam naquele lugar, e disse-lhes: “A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.”
Bom, de acordo com essa passagem, podemos afirmar que se Jesus voltasse a terra hoje, teria muito trabalho para expulsar os novos mercadores do templo sagrado: padres, freiras, pastores, chefes espirituais, que tem usado o nome de Deus para angariar alguns tostões, e ta valendo tudo pelo poder, até mesmo colocar de lado as convicções da igreja.
Essa semana aconteceu a festa da paróquia aqui ao lado da minha casa, festa de N. S. de Fátima, uma festa que era tradicional aqui no bairro mas que devido ao vandalismo e a criminalidade que imperava na nossa cidade, a festa foi extinta. Que bom que voltou com toda força, trazendo diversão e religiosidade os moradores da comunidade.
Mas algumas coisas me chamaram a atenção, e precisam de esclarecimentos, tais como:
Se a igreja é contra a bebida e a jogatina, por que vimos na festa tantas barracas vendendo bebidas alcoólicas? Ah, mais vão dizer assim: isso ocorreu fora dos portões da igreja, na rua.
Ok, então me respondam por que, no salão paroquial ocorria seções de bingo? É jogo, não é?
No meu ver, construir uma nova igreja, na qual o padre local já intitula de santuário, com dinheiro provido daquilo que a própria igreja abomina, não seria errado?
Ou a igreja católica esta mudando seus conceitos, ou eles são mudados de acordo com seus interesses.
Outra coisa que marcou as festividades da santa portuguesa, foi o envolvimento dos vereadores e da prefeitura na elaboração dos festejos, precisamos saber agora o quanto de dinheiro público foi gasto por ali.
O padre deve ter ficado de saias curtas, ops! De batina curta. Já que no local estavam os vereadores do bairro e outros que o padre prometeu apoio nas eleições passadas, e como todos sabemos esse apoio não veio, pelo menos público ele não se tornou.
Outra coisa que mexe com meus sentidos, é saber como os padres aqui de Lorena se portam diante de um prefeito, que não congrega da mesma religião que os mesmos. Vale lembrar que a igreja católica assim como a evangélica sempre pede aos seus fiéis para votarem em pessoas da mesma religião.
Mais um coisa, organizar uma festa é pensar em detalhes necessários para não macular o evento todo, ao término de cada dia seria de obrigação dos organizadores, uma limpeza no local e seu entorno (parece que limpeza e organização não é o forte dessa administração), para não criar conflito com os moradores que conviveram com o lixo e o mal cheio durante os dias da festa. Um exemplo disso é que hoje 2 (dois) dias após o término das festividades, nem a prefeitura, nem a paróquia limpou a rua onde ocorreu a parte profana em comemoração as aparições da santa na cova da Iria, em Portugal, e sim os moradores do local.
E mais, os seguranças que a prefeitura disponibilizou, era para proteger as pessoas que circulavam pelo local, ou fazer a segurança pessoal do padre? Pois vi o mesmo sempre circulando pela festa, rodeado por seguranças, achei principio que era o padre Fábio de Mello (o padre pop star), depois vi que era mero engano, e sim o padre que em dias normais circula a pé pelas ruas do bairro. Rsrsr, ou seja, não entendi a necessidade dos seguranças para o mesmo.
Tomara que depois de tanto desgaste da comunidade e de dinheiro público, esse esqueleto de prédio deixado pelo padre idealizador a 10 (dez) anos atrás consiga ser concluído.
Uma última pimentinha, que saudades eu tenho, do bom gosto do padre Valdeci na decoração da igreja para a festa e no carro que transportava a santa pela ruas do bairro.
Enfim que N.S. senhora de Fátima nos ajude…Amém.

6 Comments:

Gustavo silva said...

é meu amigo, as coisas só são intituladas pecado pela santa sé de acordo com as vantagens ou não que ela terá, aprenda de uma vez isso.
E outra coisa, essa administração do paõ e circo para o povo (pois deles so esperamos festa publicas mesmo), nunca sobe fazer festa, é tudo de quinta.
Que a santa nos guarde como vc mesmo pede... abraços

DIEGO said...

Que bom ter vc aqui Messias pra de alguma forma relatar alguns acontecimentos. Se em cada bairro existisse um Messias acho que as coisas começariam a funcionar um pouco melhor!!!
A administração dessa prefeitura é realmente pra dar risadas, INFELIZMENTE!!! A começar pelo prefeito que tanto envergonha a nós HOMOSEXUAIS. O que esperar de uma pessoa que tem um cargo publico de tal responsabilidade receber todos os dia em sua casa crianças e adolescentes para o que eu não sei; ou melhor não devo comentar!!! Basta você passar depois das oito da noite em frente a casa dele que você vai ver a fila de meninos e de bicicletas na porta. Realmente ele deve ser uma pessoa muito boa que ajuda as crianças e adolescentes depois das oito da noite!!! rs
É uma vergonha!!!
Quanto aos padres, PREFIRO NÃO COMENTAR!!!

G! said...

é impressionante
a discrepância dessa cidade
toda riqueza do país passa na porta
da cidade pela via dutra
e ela é tão pobre até mesmo nas miudezas,
nas pequenas coisas...
é uma pena!

Messias Venturine said...

Bom Diego, acusações graves essas as suas, mais pelo que eu saíba ja existe uma investigação sobre esse caso, e rendeu ate noticiario na época das eleições, e é como disse na época das eleições aqui mesmo nesse blog, o prefeito é inocente desde de que se prove o contrário.
E G., verdade o que voce disse, as riquezas desse país passam na porta, pela via dDutra e essa administração não fez e nao faz nada para atrai-las aqui pra dentro da cidade, e se voce reparar a propria entrada da cidade já demonstra o descaso dessa administração, pois esta totalemnte abandonada tal qual a cidade inteira.

Luly Cow said...

nossa bilu, o negocio esquentou por aqui.
Vc como sempre afiadissimo...pissoteou de salto 15 sobre os organizadores da tal quermesse...
beijão saudade de voce aqui em sao paulo com a gente.

Unknown said...

Bom Me... imagino sua indignação em relação aos acontecimentos da festa. Infelismente houve o que houve, e espero que tenha servido de lição para a próxima, com os erros que aprendemos, néh? Ou deveria ser.
Parabéns pela coragem! É muito bom, ter por perto, pessoas como vc, novo e com sonhos de viver em uma cidade bem melhor. Ou melhor, quem de nós, que amamos Lorena, não quer ver essa cidade melhor? Vivemos em uma "democracia" na teoria...rsrsr por que na prática, está um pouco longe de acontecer; e ao meu ver, vc como cidadão lorenense tem todo o direito de se manifestar perante aos acontecimentos positivos ou negativosm de nossa cidade. Todos tem o direito a Liberdade de expressão. O grande problema fica na interpretação de quem le. Nao é?
Quanto a igreja... melhor nao comentar...rsrsrsrs
Bjo